Segurança pública

Caravana da Socioeducação vai discutir atendimento a adolescentes infratores em Santa Maria

Lizie Antonello

Em agosto, nos dias 10 e 11, Santa Maria vai receber a Caravana da Socioeducação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Essa será a segunda edição do projeto, que começou por Uruguaiana, na Fronteira, em 29 de março deste ano.

Foto: Marcelo Vaz / Diivulgação/Fase

O evento ocorrerá na Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e é voltado às pessoas que atuam em serviços direta e indiretamente ligados a adolescentes infratores, como o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), o Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi), os Conselhos Tutelares, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros Especializados de Referência de Assistência Social (Creas), entre outros, de Santa Maria e das 44 cidades atendidas na região. Porém, qualquer pessoa que tiver interesse no assunto pode participar.

Case de Santa Maria recebe doações de multas trabalhistas

Durante a Caravana, serão discutidos temas como o critério de internação de adolescentes, o fomento à política pública em meio aberto e o papel que cabe a outros entes, como município, Conselhos Tutelares, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública (veja no quadro).

– Queremos nos somar neste debate público sobre o papel da juventude, o quanto ela é criminalizada e estigmatizada, e a importância de que esse tema venha para a agenda pública para que se possa pensar em políticas públicas que atuem na prevenção terciária, ou seja, com os egressos do sistema de medidas socioeducativas – explanou Eduardo Pazinato, coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã da Fadisma e um dos palestrantes.

Nos dois dias do evento, o ônibus da Caravana estará na Praça Saldanha Marinho, prestando esclarecimentos à população sobre o trabalho desenvolvido pela Fase. Haverá distribuição de material informativo.

Programação da Caravana da Socioeducação*
10 de agosto

– 19h30min – Abertura do Colóquio da Socioeducação com exposição de vídeo institucional da Fase, na Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)
– 20h _ Explanação do presidente da Fase, Robson Luis Zinn
– 20h20min – Início da discussão com a participação de um representante do Poder Judiciário (nome ainda não definido), Giovana Foppa, assessora jurídica da Fase, Eduardo da Cunha Pazinato, coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã da Fadisma, e Robson Luis Zinn, presidente da Fase

11 de agosto
– 8h30min – Credenciamento
– 9h – Abertura Oficial
– 9h30min às 10h15min – Presidente da Fase, Robson Luis Zinn
– 10h16min às 10h26min – Intervalo
– 10h30min às 11h15min – Diagnóstico Regional com Luis Leonel Costa, sociólogo da Fase – Assessoria de Informação e Gestão
– 11h15min às 12h – Políticas Públicas, rede de atendimento à criança e ao adolescente com Alexandre Onzi, assistente social da Fase, do Núcleo de Acompanhamento, Egressos Procedimentos Restaurativos
– 12h – Almoço
– 13h30min às 14h30min – Sinase, Jovens Egressos com Alexandre Onzi, assistente social da Fase, do Núcleo de Acompanhamento, Egressos Procedimentos Restaurativos
– 14h30min – Visita na unidade do Case para promotores, juízes e defensores públicos
– 14h30min às 16h30min – Oficinas com convidados
– 16h30min às 16h45min – Intervalo
– 16h45min – Apresentação das oficinas
– 17h15min – Encerramento com o presidente da Fase, Robson Luis Zinn
*A programação pode sofrer alterações

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem que foi preso em Santiago era foragido do presídio de Santa Maria

Próximo

Jovem morre em acidente com trator no interior de Nova Palma

Geral